terça-feira, 6 de outubro de 2015





Banco Provas Passada do professor Eduardo Prates

Exercícios disponibilizados para os alunos 

1)     Poder de Fato e Poder potencial são duas caraterísticas marcantes do poder e do processo de dominação. Diferencie um do outro dando exemplos.

2)  De acordo com a Aula 2 e o capítulo que a compõem, explique quais as características do poder. Dê um exemplo para cada característica.

3) Diferencie justiça e bom governo em Platão e Aristóteles.

4) (UFU-2000) Aristóteles rejeitou a dicotomia estabelecida por Platão entre mundo sensível e mundo inteligível. No entanto, acabou fundindo os dois conceitos em um só. Esse conceito é

A) a forma, aquilo que faz com que algo seja o que é. É o princípio de inteligibilidade das coisas.
B) a matéria, enquanto princípio indeterminado de que o mundo físico é composto, e aquilo de que algo é feito.
C) a substância, enquanto aquilo que é em si mesmo e enquanto é suporte dos atributos.
D) o Ato Puro ou Primeiro Motor Imóvel, causa incausada e causa primeira e necessária de todas as coisas.

      
     5) (UEL-2006) “Quando é, pois, que a alma atinge a verdade? Temos de um lado que, que deseja investigar com a ajuda do corpo qualquer questão que seja, o corpo, é claro, a engana radicalmente.
           - Dizes uma verdade.
- Não é, por conseguinte, no ato de raciocinar, e não de outro modo, que alma apreende, em parte, a realidade de um ser?
- Sim.
[...] – E é este então o pensamento que nos guia durante todo o tempo em que tivemos o corpo, e nossa alma estiver misturada com essa coisa má, jamais possuiremos completamente o objeto dos nossos desejos! Ora, esse objeto é, como dizíamos a verdade.”
(PLATÃO, Fédon. Trad. Jorge Paleikat a João Cruz Costa. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 66-67)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concepção de verdade em Platão, é correto afirmar:

A)  O conhecimento inteligível, compreendido como verdade, está contido nas ideias que a alma possui.
B)  A verdade reside na contemplação sãs sombras, refletidas pela luz exterior e projetadas no mundo sensível.
C)  A verdade consiste na fidelidade, e como Deus é o único verdadeiramente  fiel, então a verdade reside em Deus.
D)  A principal tarefa da filosofia está em aproximar o máximo possível a alma do corpo para, dessa forma, obter verdade
E)   A verdade encontra-se na correspondência entre um enunciado e os fatos que ele aponta no mundo sensível.

6) Explique e Diferencie as ideias de Thomas Hobbes, John Locke e J.J. Rousseau quanto ao Estado de Natureza e o Contrato Social.

7) Em qual princípio se fundamenta o direito de rebelião nos autores contratualistas? Explique porque.

8) Faça uma análise da concepção de Estado forte em Hobbes e o exclusivo direito do uso da força a partir da conflitosa realidade do estado do Rio de Janeiro.

9)“O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. 
Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: ‘Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!’”. (ROUSSEAU, Jean-Jacques.  Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1997. p. 87.) 5

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento político de Rousseau desenvolva uma reflexão sobre a origem da desigualdade entre os homens e a função do Estado Burguês para Rousseau.

10) O Barão de Montesquieu foi um dos principais pensadores do Iluminismo e suas ideias influenciaram as constituições e os modelos de Estado da Atualidade. Duas ideias importantes desenvolvidas por Montesquieu foram: as leis como manifestação das condições cultuais, geográficas, históricas, econômicas e sociais para cada sociedade; e, em segundo lugar, o equilíbrio do poder com a divisão dos três poderes.
Explique o equilíbrio dos três poderes e dê exemplos da realidade brasileira que possam explicitar o controle de um poder sobre o outro.

11) Tanto os pensadores da Antiguidade quanto da Idade Média davam ênfase ao Estado ideal e não ao Estado real. Karl Marx (1818-1883), filósofo materialista e criador do materialismo histórico diz que até aquela época os filósofos idealizaram o mundo, mas que chegara o momento de transformá-lo através da ação.
Como procedeu Marx? Estudou a dialética idealista de Hegel (1770-1831) e a dialética materialista de Feuerbach (1775-1833). Observou a luta de classes na Inglaterra e o processo da Revolução Francesa. As conclusões levaram-no a criar o termo materialismo histórico, ou seja, a matéria é origem de tudo e o modo de produção é que determina a religião, a arte, a forma familiar etc.
Explique o que são Lutas de Classes, Materialismo Histórico, Dialética e Mais Valia.

12) Tal qual foi apresentado em sala e nas apostilas, o conceito de democracia na atualidade difere-se dos gregos da antiguidade. No passado, estava presa a participação política; enquanto, no presente, está preso a representação e, em última instância, a segurança do sistema político e econômico que protege as propriedades dos liberais. O Rio de Janeiro acompanha um dos processos mais marcantes na sua história como cidade. Teremos o Encontro Mundial da Juventude Católica, Copa do Mundo, Olimpíadas e outros Mega Eventos que implicam em investimentos superiores a 700 bilhões de reais. A cidade pouco discute o papel da sociedade, das comunidades carentes e em qual lugar este dinheiro está sendo investido e quem mais está ganhando. 
Com base na sua leitura da apostila, que está no ambiente do aluno, das aulas e dos eventos que estão acontecendo no país, explique o conceito de democracia e liberalismo e responda se a população do Rio de Janeiro tem, democraticamente, participado deste processo de mudança.

13) Recentemente demos um dos maiores exemplos de democracia para todo o mundo. Milhões de brasileiros foram às ruas para escolher os seus candidatos e definir o rumo do seu país. No entanto, o número de pessoas que não votaram e anularam o voto foi significativo, o que expressa um descontentamento da população. A ideia de representação está em jogo: “De um lado, estão aqueles que consideram que as regras da democracia devem servir para seus interesses individuais e que permitam a acumulação irrestrita de capital e, por outro, existem aqueles que consideram que a democracia deve garantir a igualdade de direitos e a justiça social.
Com base na apostila, explique o “comprometimento” da democracia brasileira frente à desigualdade e ao alto índice de corrupção nacional. E, por fim, explique a contradição que existe ao votar em um candidato, o seu voto acabar por eleger outro candidato que você discorda das ideias.

14) Explique o que é a teoria das elites e porque é necessário ocorrer a circulação das elites. Você poderá usar como exemplo as relações políticas do Brasil contemporâneo.

15) A dominação é uma das formas de poder mais caracterizada na história da humanidade. Max Weber explica esta relação a partir da dominação racional-legal, tradicional e carismática. Explique-as e dê um exemplo para cada uma.

16) Diferencie os grupos de pressão dos grupos de interesse e explique qual destes dois grupos tiveram mais participação na constituição de 1988. Por quê?




terça-feira, 16 de junho de 2015

Conversa de Maluco


Diálogo 1

Das afirmativas do Marquinho





Queridos amigos caxienses Você fique bem ligado no que eu vou escrever Toco cara que chora é porque paga Eu não pago porra nenhuma porque ninguém me manda Eu não tenho puto nenhum resolvendo meu destino Eu só faço o que eu quero não pago porra nenhuma O ser humano tem que aprender a não ter medo Eu não tenho medo de nada nem ge ninguem O cara trabalha uma porrada de anos descontando uma parte do seu salário pra quando ficar velho ficar numa boa Ai tu se aposenta e não recebe nem a metade Sabe o que voces são são babacas Nego te rouba a vida inteira e tu fica com cara de bundão não dá paulalada nem porrada fica com cara de bundão Aí quando tu tá bem fudido tu vai pra igreja pra eles te roubar mais Agora pensa direitinho e vê se eu não estou certo Muda irmão para der ter medo tu vai morrer de qualquer jeito fica com medo não Não liga para o que vão pensar de você seja macho Até os Homossexuais estão reagindo e tu que diz que muito macho enfia o rabo na bunda e fica quietinho na maior covardia do mundo mete a cabeça vamos reagir Sabia porque existe rei? Poque tem frouxo pra caralho Quaquer coisa macacada é comigo m,esmo

Texto Original de Marquinho Maluco Bomfim


Verdades, verdadeiras do Marquinho





Marquinho, ótimas palavras.

Muito medo e frouxidão.
Todos quietos, obedecendo.
Os bancos roubando descaradamente e com amargo na garganta, os juros e taxas, vão todos pagando.
Os alimentos pela hora da morte e a covardia abate a maioria que acredita que o tomate promove a vilania;
Os impostos sendo transformado em champanhe e caviar e o povo temendo o terror de ter que se manifestar.
E aí muitos falam: “de quebra-quebra, arruaça, baderna, não vou participar”
E pelas ruas vai sendo acharcado com as contas do Detran, IPTU, Light, Cedae e similar.
E a aposentadoria, lugar de segurança e conforto, depois de árduos anos de trabalho, se transformando em cheque em branco, os tostões da viúva, para alimentar a ganância de empresários inescrupulosos e políticos comprados pelos bolsos daqueles que consideram que melhor sabem administrar o erário público e os recursos da previdência.
Então, com o dinheiro suado das aposentadorias, eles investem em transamazônica, pontes sem mar ou rio, emprestam aos banqueiros, frigoríficos e mineiros aventureiros, desviam para empresas de empreiteiros, pagam aos ruralistas máquinas, equipamentos e sementes para derrubar o cerrado e as florestas eficientemente.
E os covardes, tomados pelos receios e fobia, vão se lascando a cada dia.
Cegos querendo acreditar que em um milagre tudo vai mudar.
E que, de uma hora para outra, seus esforços serão reconhecidos e que os políticos vão deixar de ser bandidos, e o empresário que corrompe o fiscal, atrasa obra e troca de material irá se transformar no empregador salvador, daqueles que agradece seu laborioso valor.
O temeroso crente, às vezes, discursa no vazio de suas conjecturas e para não se mostrar derrotado, faz o debate raso e popular das poucas leituras, e afirma que sonha com escolas melhores, como o lugar de alegria, criatividade e esperança.
O pobre diabo tem filhos e reconhece que a escola dos burocratas está falida e que virou balcão de ilusão. Se pública, na sua maioria, servindo de estágio para as prisões; se particular, estágio para auxiliar de função.
O infeliz não grita, mas acredita que um dia o professor será respeitado, seu esforço dignificado e a educação um ritual de democratização do amor será universalizada.
E em meio a escuridão, os mais covardes se transformam em delatores, fiéis acusadores, tomados pelo horror da descrença de seus corações.
Neste instante, só os insanos e os imprudentes, os loucos desgarrados do cotidiano condenado, conseguem ascender a chama da libertária ação.
Digo-te Marquinho Maluco, o desajuizado é aquele que não está sob a lei do obediente e sensato otário.
Teu sobrinho, Prates!




quinta-feira, 21 de maio de 2015

A Estação dos sonhos




O trem que chega e que sai 
levando a força de trabalho, 
os desejos e esperanças de uma população 
que luta pela vida, 
que pulsa a existência bem dita. 
Canta a tristeza e alegria no repente da estação de Caxias. 
Parada dos sonhos daqueles que vinham tentar fazer a vida, 
fugir da fome e das agruras dos sertões do Brasil.

Eduardo Prates

Em 20/05/2015 - Estação de Trem Duque de Caxias


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Matéria da Prova A1 (Ciência Política)


UNISUAM - MATÉRIA DA PROVA A1

 (CIÊNCIA POLÍTICA)



Matéria da Prova Teoria Política A 1
Caros Alunos,
Importante lembrar que todo o conteúdo das aulas estava disponibilizado no ambiente do aluno desde o início das aulas. Lá estão apostilas, textos, vídeos e informações extras de tudo que foi falado em sala de aula. A matéria de Prova é aquela que expliquei durante as aulas. Embora na prova possa cair qualquer dos tópicos elencados abaixo, os que estão em negritos se destacam como muito relevante.

Tópicos da Prova
Política, Teoria e Ciência Política

Relação da Ciência Política com outros campos de conhecimento
Administração, Direito, Comunicação, Serviço Social, Economia, Contabilidade, História, Pedagogia, Psicologia, Filosofia e Sociologia.

Quando um fato ou fenômeno é político

Poder, Poder Político, Poder Potencial e Poder de Fato
Aspectos destas formas do poder no Cotidiano.
Características do poder:
Autoridade, Legalidade, Legitimidade e Fim (estas características estão associadas aos aspectos ligados a política governamental e partidária, a familiar, administrativa e empresarial)  

Pólis Grega: A cidadania dos antigos e as formas de governo.

A justiça em Platão e Aristóteles
Formas de governo em Platão e Aristóteles
A cidade ideal (unidade) X Heterogeneidade
O pensamento político medieval
Antiguidade Clássica, Idade Média e Renascimento

Nicolau Maquiavel e a razão da política e da cidadania moderna

As características do governante
Contratualistas (jusnaturalismo)

O Estado moderno e os fundamentos do contrato social

Thomas Hobbes: Estado de Natureza, Contrato Social e o Poder do Estado
Violência, Medo, Milícias e Disputado do Poder na ausência do Estado

John Locke: Liberalismo Político e Sociedade Civil
Direitos inalienáveis (vida, propriedade e liberdade): princípios da cidadania liberal e contemporânea;


Barão de Montesquieu
O Espírito das Leis – Significado, abrangência e relação histórica
A relação entre as Leis e os Governos
Teoria das Liberdades Políticas
A influência da Teoria do Equilíbrio de Poderes sobre a formação dos Estados contemporâneos

J. J. Rousseau: Estado de Natureza e contrato social
Crítica ao Estado Burguês
Cidadania Participativa e a vontade geral


Bibliografia

Apostila disponibilizada no ambiente do aluno;
Os Clássicos da Política - Col. Fundamentos - Vol. 1-Weffort, Francisco Correia;

Vídeos sobre os temas e autores disponibilizados no ambiente do aluno. 



segunda-feira, 20 de abril de 2015

Criatividade sobre os pés

Em minhas experiências como professor da disciplina de Empreendedorismo Social vi e acompanhei muitos projetos bacanas, que, com inteligência e dedicação, conseguiram transformar a vida de muitas pessoas.
Sempre falo para meus alunos que o Estado não pode ser substituído por Ongs ou Empresas de interesses privados naquelas funções e ações que são de interesse coletivo, público, mas que há um espaço de trabalho entre a sociedade civil e o Estado que deve ser reconfigurado, sem prejuízo da República. 
Em muitos dos trabalhos que tive que avaliar ou fazer algum tipo de consultoria, notei que as ideias simples, criativas e com compromissos resultavam em impactos mais marcantes que os projetos mirabolantes, cheio de falas e com objetivos excessivamente integradores. Em diversas situações conseguia enxergar a perfumaria daquilo que não iria funcionar e, também, as gratas surpresas que me fazia pensar: “se tão simples, porque não pensei antes”.

Hoje chamo atenção para um destes projetos. O cara pensou em algo simples e funcional, um chinelo que cresce.
Fui menino em Belford Roxo e quando garoto corria e pulava para todos os lados. Descia a barreira em papelão e jogava bola no morrinho. Tomava topadas a três por quatro e sabia a importância de uma sandália, chinelo no pé.
O pisante tinha que durar anos. E quando não durava ou perdíamos, os pés sofriam muito. Lembro da minha mãe fazendo curativos nos pedaços de dedos pendurados, espinhos na sola grossa e rachada dos meus pés e muitas vezes eu andando sem encaixar o solado por inteiro no chão. O mais engraçado é que naquele tempo, mesmo sendo muito pobre, eu e meus amigos, só não queríamos usar Havaianas e sandálias franciscanas, porque nos encarnariam de paraíbas. Ali, no Mata Moleque, era a capacidade de ser forte e aguentar as brincadeiras violentas e a chacota pública que forjava nosso espírito de sobrevivência. Eu com minhas raízes nordestinas e mineiras, mal sabia o quanto hoje orgulharia-me do paraíba-pernambucano-mineiro-carioca da baixada que há em mim.

Eduardo Prates

Estão aí as sandálias que crescem em tamanho e esperança.





Todo mundo sabe que ser pai é uma bênção, mas que é preciso ter algum dinheiro de parte, já que implica custos elevados com roupas, sapatos, brinquedos e tudo o que uma criança precisa. E, no quesito roupa e sapatos, o problema é ainda maior nos primeiros anos de vida, onde tudo precisa ser trocado com frequência, já que as crianças estão em fase de crescimento e desenvolvimento rápido. Por isso, a organização sem fins lucrativos Because International criou “The Shoe That Grows” (“O Sapato que Cresce”, em português), um calçado que pode ser ajustado para aumentar o tamanho, com o objetivo de ajudar pessoas carentes que não possuem condições de comprar novos sapatos a cada centímetro a mais nos pés.
A ideia surgiu quando o fundador e diretor executivo Kenton Lee estava morando e trabalhando em Nairobi, no Quênia, em 2007. Um dia, enquanto caminhava para a igreja, notou que havia uma menina com sapatos pequenos para seus pés. “Não seria ótimo se houvesse um sapato que fosse possível ajustar e aumentar?”, pensou ele.
Assim começou o trabalho de criação desse sapato inovador, que se ajusta e se expande. O calçado foi desenvolvido pela empresa Proof of Concept Noroeste e vem em dois tamanhos: pequeno ou grande. Por meio de fechos, os sapatos aumentam até 5 tamanhos acima e duram pelo menos 5 anos. Assim, crianças carentes não ficarão mais descalças ou com os pés apertados dentro dos calçados.

http://www.hypeness.com.br/2015/04/homem-cria-sapatos-que-crescem-ate-5-tamanhos/



sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Ideias para transformar o presente


Está é mais uma das iniciativas para a construção de cidades mais justas, democráticas e dispostas a enfrentar os inúmeros problemas sociais e econômicos que marcam o território metropolitano. Da Zona Oeste do Rio de Janeiro, passando por Santa Cruz, Campo Grande, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo e Duque de Caxias na Baixada Fluminense, até o outro lado da Baia de Guanabara, com São Gonçalo e Itaboraí, a Região Metropolitana vivencia problemas comuns de dificuldade de acesso a água e ao esgoto, de especulação imobiliária até grupos de extermínio, milícias e tráfico de drogas, de faltas de políticas públicas para o incentivo as manifestações culturais. O cenário das administrações locais é marcado muito mais pelo cerceamento e conservadorismo, quanto à participação da sociedade na gestão dos problemas da cidade, do que em práticas que estimulem o acesso democrático a cidade.

O massacre imposto aos milhões de usuários de um sistema de transporte caótico, caro e concentrado nas mãos de apenas um grupo empresarial, e que se articula aos poderes públicos de forma obscura, e que é beneficiado por pouco controle da qualidade de serviços, dos preços das tarifas, da pontualidade nos horários, do número de veículos de transporte.


O adensamento populacional tem consolidado ainda mais problemas de infraestrutura urbana e de prestação de serviços essenciais a dignidade e a cidadania, tais como a saúde, a educação, a assistência e ao lazer.
A região não consegue integrar suas políticas públicas e perceber que os problemas são maiores que cada município e que precisam de articulação das ações no que toca, por exemplo, a falta de leitos para atendimento à saúde pública. São poucos os postos de saúde, hospitais municipais, clínicas especializadas e programas de saúde preventiva. 
O mesmo ocorre com a Educação. No entanto, nesta área, em função de não ter uma visibilidade impactante como a do sangue jorrando de uma cabeça, de um bebê nascendo na porta da maternidade, de trabalhadores se acotovelando para entrar em um ônibus,... é no ensino, ou na falta dele, que estes problemas estão se adensando mais e comprometendo gerações de cidadãos que amargam índices de desempenho em avaliações do IDEB e nos relatórios do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PIZA) os piores rendimentos do mundo. A baixíssima qualificação de nossos estudantes de ensino fundamental e médio compromete diretamente sua cidadania, pois não conseguem se inserir no mercado e galgar postos de trabalho com maior nível de formação e melhor remuneração.

Como fruto deste cenário, cresce o número de indivíduos, grupos, coletivos, fóruns, sociedades, instituições que se mobilizam para a construção de novas arenas públicas de decisão sobre as cidades e a região metropolitana.
Em pauta está: o debate sobre os planos diretores, o orçamento público, a representação política, o autoritarismo e conservadorismo das máquinas públicas e gestores locais frente aos avanços e exigências de novas regras federais quanto às questões sobre: cultura, conselhos, participação política, controle social, publicização da coisa pública e fortalecimento dos espaços de exercício da democracia.
As cidades e a Região Metropolitana devem ser pensadas e reivindicadas por todos aqueles que transformam seus problemas em soluções coletivas para o presente. Neste território, o Futuro e os Direitos devem ser conquistas do agora!  


Eduardo Prates





Casa Fluminense

O 3º Fórum Rio está chegando! O encontro acontece no Centro de Formação de Líderes em Nova Iguaçu, no dia 29/11, de 10h às 16h, e traz para discussão políticas públicas em segurança, mobilidade, Baía de Guanabara, cultura e gestão metropolitana.

Mais de trinta instituições da sociedade civil fluminense co-realizam o evento, desenhado pela Casa Fluminense como um espaço voltado para visibilizar lutas e estimular articulações entre os vários grupos que atuam para ampliar a democracia, enfrentar as desigualdades e estimular o desenvolvimento sustentável no estado do Rio de Janeiro. Confira a programação completa e inscreva-se: http://casafluminense.org.br/3forumrio/



terça-feira, 25 de novembro de 2014

A música traduz a força de um povo


Acabaram-se as eleições e a sociedade brasileira deu uma demonstração que está disposta a mudar. Cobrou de que quem está no governo e da oposição. Mostrou nos votos quer continuidade das políticas sociais, mas quer, também, punição aos atos de corrupção, acesso as informações e crescimento econômico com justiça social. Muito será mudado no Brasil e todas as transformações deverão passar por este processo de aprendizagem que é a presença da sociedade nas arenas de decisão. Não se constrói uma nação livre, autônoma e consciente sem o constante exercício de participação nas disputas pelo poder. Eleições livres para diretores de
escolas, Orçamento Participativo, plebiscitos e consultas populares são práticas que educam uma população e promovem o controle social da coisa pública. Transforam um país em uma República.


O clima eleitoral confundiu muitas cabeças que não perceberam o que estava por trás das propostas e projetos dos partidos e candidatos. E este fato expôs uma ferida de nossa sociedade. Esta eleição trouxe à tona, mais uma vez, um dos aspectos mais constrangedores e complexo da hegemonia do capital e da intolerância daqueles que, durante quinhentos anos, estiveram no poder sujeitando com preconceito e escárnio homens e mulheres que deram suor, força, esperança, criatividade, amor, cultura, inteligência, história, sangue, tradições e fé a esta nação: o povo brasileiro.
Com uma linda música, em resposta ao preconceito, veio de Minas Gerais, mais uma vez, na voz e de autoria de Vander Lee, os votos para mudar o Brasil. 

Eduardo Prates


https://www.youtube.com/watch?v=oe5ElJcnMyU

quinta-feira, 13 de novembro de 2014



Obrigado Leandro Konder!!!

Foi no colar do movimento estudantil no final dos anos oitenta que caiu sobre as minhas mãos o primeiro livro que li do Leandro Konder: Marx: Vida e Obra. Era um garoto de 14 para 15 anos que trabalhava no centro do Rio como aprendiz de Lapidário. Era, também, um dos integrantes do Grêmio do Impacto (atual Alfa) e fazia curso de Teatro no Procópio Ferreira (Teatro da Câmara em Duque de Caxias) e carregava um entusiasmo impressionante em meus pés que levavam-me pelos longos andadões. Quando somos garotos acho que a coragem e a memória são carregadas nos pés. Anos de muitas descobertas.  Nas horas extenuantes que passava dentro dos coletivos que me levavam de Belford Roxo a Central do Brasil aproveitava para ler tudo que podia e me emprestavam. Lembro-me que quando comecei a ler Marx: Vida e Obra, do Leandro Konder, me sentia o maior especialista em Marx que poderia existir e com todas as dificuldades de oratória que tinha, saia tentando explicar as ideias do pensador alemão. A leveza, e ao mesmo tempo a instigadora forma de seduzir o leitor incauto, que o Leandro Konder tinha usado naquele espécie de manual para iniciantes havia provocado uma curiosidade tamanha naquele menino-homem que trabalhava para pagar os estudos e ir ao cinema. Logo após terminada a leitura, dei uma sequência aleatória que me fez mergulhar no Manifesto do Partido Comunista, A história das tendências no Brasil, Brasil Nunca Mais, as biografias de Lênin, Trotsky e Rosa Luxemburgo; 1968, do Zuanir Ventura e algumas obras de Bakunin e Mayakovski. No correr da agenda política daquele período, em minha mente formava-se uma tempestade de ideias, ideologias e atitudes em relação ao mundo que me conduziam a uma compreensão dialética da realidade contraditória na qual estava mergulhado: a pujança da violência, as fraternais e miseráveis espécies humanas que me empurravam ao penhasco da vida, a criativa força de sobrevivência dos amigos que se amotinava em trincheiras revolucionárias de pequenas conquistas, a multidão que espremida em blocos são vividos zumbis que reproduziam o capital e eternizam sonhos nos ir e vir dos trens e ônibus que deixavam a Baixada Fluminense em direção a Leopoldina, Central do Brasil e a Praça Mauá. Diariamente me deparava com uma realidade material dispare entre os morros do meu bairro “Mata muleque”, em Belford Roxo e a Rio Branco dos Edifícios. Percebia que o capital ou a falta de divisão dele dilacera vidas. Tenho sulcos em minha mente abertos pelo arado dos livros que li entre os anos de 1988 e 1989. Deixaram trilhas expostas que continuam a sangrar por uma sociedade igualitária, consciente e emancipadora do homem. Obrigado Leandro Konder!
https://www.facebook.com/chicoalencar/photos/a.220261591409433.36789.184693888299537/582269411875314/?type=1

domingo, 12 de outubro de 2014

SEGUNDO TURNO: CADÊ O PROJETO DE PAÍS?

Olá amigos, mas há vácuo fundamental que é o Projeto de Estado. Percebo que no clima da eleição são poucas as vozes que cobram de um lado e de outro um projeto de economia, sustentabilidade, tecnologia, educação, entre outras questões estruturantes. A janela de oportunidades está se fechando e o capital disponibilizado no país está despertando a avidez internacional.

Neste sentido, vemos que a eleição está sendo tratada como uma questão de conjuntura desde o ano passado. E para ambos os candidatos existe uma pauta imediata que serve para chamar atenção daqueles que se focam no incêndio. Está lógica deixou a Dilma e o PT refém do próximo escândalo, enquanto o Aécio e o PSDB se esforçam em aproveitar o clima de denúncia e crescente insatisfação da classe média com a áurea de corrupção que se instalou na cabeça do PT. Existe um ponto comum entre os dois lados que é pouco analisado que é o fato de que parte dos financiadores da campanha da estrela e do tucano serem os mesmos. E neste aspecto, talvez, os financiadores que não são comuns aos dois lados, aqueles que conseguiram particularizar seus interesses e acordos ao apoio de cada partido, possa determinar o resultado eleitoral com o volume de recursos disponibilizados para alimentar este pleito onde o sangue é mais vermelho... nos milhões de cabos eleitorais que bombeiam um tipo de oxigênio fundamental a política: o voto. Nas mãos de lideranças locais, vereadores, deputados estaduais e federais estarão milhões de filipetas, santinhos e "colas" que determinaram o voto dos indecisos, dos descontentes, do sujeito que afirma que "não imagina" em quem vai votar.
Dos boletins eletrônicos e na consolidação da virtualidade dos votos sairá o resultado da oposição entre as pesquisas e máquina eleitoral que funciona nas ruas, na poeira dos que saem correndo atrás do eleitor e não perde o voto. Na noite de domingo a população brasileira acompanhará uma espécie de drama novelesco na qual o seu desfecho estará carregado de paixões, dinheiro, traições, votos e duas opiniões: aqueles que acham que a "mocinha" é a líder dos bandidos e daqueles que consideram o "vilão" uma espécie de herói. Enquanto todos aprenderemos um pouco mais o valor da democracia, a questão do projeto de país, talvez, será adiado, mais uma vez, porque será a hora de pagar a fatura do jogo. Importante lembrar que os donos das bancas nunca perdem e que os apostadores sempre têm que deixar mais do que levar. Em meio ao custo alto que a sociedade tem pago na falta de um projeto de país festejamos a eleição de 2014 e a educação política do país.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014


Imaginem que a justiça deva garantir a igualdade de direitos entre os Cidadãos. Se o legislativo aprovar que os filhos e dependentes de Juízes possam receber tal auxílio está configurada uma séria ameaça a República e ao sistema de equilíbrio de poderes. Caso aprovada esta lei, fica evidente que a relação entre o legislativo e o judiciário no Rio de Janeiro é combinada, dependente e em conluio, já que parte do legislativo responde por alguns processos na justiça e são muitos os casos daqueles que já tiveram condenação por corrupção, desvio de recursos público, fazerem parte de milícias ou grupos de extermínio.

Se filhos e dependentes de Juízes começarem a receber este auxílio, que é uma espécie de benefício, também temos uma ameaça aos direitos democráticos e da justiça social, já que todos os cidadãos do Rio de Janeiro, também, deveriam recebê-lo e assim garantirmos o sentido da igualdade de direitos.
Em diversos países o judiciário é uma espécie de bastião, último pilar da moralidade. Entre tantas instituições democráticas brasileiras que perderam a representatividade e legitimidade da sociedade não desejo ver o mesmo ocorrer no judiciário, ainda mais neste momento novo em que tantos jovens juízes e promotores, cheios de vontade de fazer valer as leis do país, tem atuando de maneira brilhante.

Acompanhamos o escândalo do Lalau que foi na ordem do Bilhão - em valores corrigidos -, das máfias das sentenças, dos magistrados que fazem e fizeram parte de conselhos de empresas que implodiram e levaram ao prejuízo o BNDES e o país; as indicações de compadrio de tribunais federais e estaduais tem se tornado frequente e mais constrangedor a sociedade.

Em apoio ao judiciário sério, honesto e límpido, acho por bem os maiores representantes da justiça exporem suas contas à sociedade através dos levantamentos do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e fortalecerem o Conselho Nacional de Justiça, CNJ, com seus objetivos de controlar a atuação administrativa e financeira do Judiciário.


Por fim, pergunto aos magistrados que estão por trás desta lei: qual o lugar de membros da justiça que promovem a injustiça?

Orçamento da Cultura da Baixada Fluminense: fomento, produção, difusão e circulação da cultura na BF Levantamento, análise e relatório de in...