quarta-feira, 22 de abril de 2015

Matéria da Prova A1 (Ciência Política)


UNISUAM - MATÉRIA DA PROVA A1

 (CIÊNCIA POLÍTICA)



Matéria da Prova Teoria Política A 1
Caros Alunos,
Importante lembrar que todo o conteúdo das aulas estava disponibilizado no ambiente do aluno desde o início das aulas. Lá estão apostilas, textos, vídeos e informações extras de tudo que foi falado em sala de aula. A matéria de Prova é aquela que expliquei durante as aulas. Embora na prova possa cair qualquer dos tópicos elencados abaixo, os que estão em negritos se destacam como muito relevante.

Tópicos da Prova
Política, Teoria e Ciência Política

Relação da Ciência Política com outros campos de conhecimento
Administração, Direito, Comunicação, Serviço Social, Economia, Contabilidade, História, Pedagogia, Psicologia, Filosofia e Sociologia.

Quando um fato ou fenômeno é político

Poder, Poder Político, Poder Potencial e Poder de Fato
Aspectos destas formas do poder no Cotidiano.
Características do poder:
Autoridade, Legalidade, Legitimidade e Fim (estas características estão associadas aos aspectos ligados a política governamental e partidária, a familiar, administrativa e empresarial)  

Pólis Grega: A cidadania dos antigos e as formas de governo.

A justiça em Platão e Aristóteles
Formas de governo em Platão e Aristóteles
A cidade ideal (unidade) X Heterogeneidade
O pensamento político medieval
Antiguidade Clássica, Idade Média e Renascimento

Nicolau Maquiavel e a razão da política e da cidadania moderna

As características do governante
Contratualistas (jusnaturalismo)

O Estado moderno e os fundamentos do contrato social

Thomas Hobbes: Estado de Natureza, Contrato Social e o Poder do Estado
Violência, Medo, Milícias e Disputado do Poder na ausência do Estado

John Locke: Liberalismo Político e Sociedade Civil
Direitos inalienáveis (vida, propriedade e liberdade): princípios da cidadania liberal e contemporânea;


Barão de Montesquieu
O Espírito das Leis – Significado, abrangência e relação histórica
A relação entre as Leis e os Governos
Teoria das Liberdades Políticas
A influência da Teoria do Equilíbrio de Poderes sobre a formação dos Estados contemporâneos

J. J. Rousseau: Estado de Natureza e contrato social
Crítica ao Estado Burguês
Cidadania Participativa e a vontade geral


Bibliografia

Apostila disponibilizada no ambiente do aluno;
Os Clássicos da Política - Col. Fundamentos - Vol. 1-Weffort, Francisco Correia;

Vídeos sobre os temas e autores disponibilizados no ambiente do aluno. 



segunda-feira, 20 de abril de 2015

Criatividade sobre os pés

Em minhas experiências como professor da disciplina de Empreendedorismo Social vi e acompanhei muitos projetos bacanas, que, com inteligência e dedicação, conseguiram transformar a vida de muitas pessoas.
Sempre falo para meus alunos que o Estado não pode ser substituído por Ongs ou Empresas de interesses privados naquelas funções e ações que são de interesse coletivo, público, mas que há um espaço de trabalho entre a sociedade civil e o Estado que deve ser reconfigurado, sem prejuízo da República. 
Em muitos dos trabalhos que tive que avaliar ou fazer algum tipo de consultoria, notei que as ideias simples, criativas e com compromissos resultavam em impactos mais marcantes que os projetos mirabolantes, cheio de falas e com objetivos excessivamente integradores. Em diversas situações conseguia enxergar a perfumaria daquilo que não iria funcionar e, também, as gratas surpresas que me fazia pensar: “se tão simples, porque não pensei antes”.

Hoje chamo atenção para um destes projetos. O cara pensou em algo simples e funcional, um chinelo que cresce.
Fui menino em Belford Roxo e quando garoto corria e pulava para todos os lados. Descia a barreira em papelão e jogava bola no morrinho. Tomava topadas a três por quatro e sabia a importância de uma sandália, chinelo no pé.
O pisante tinha que durar anos. E quando não durava ou perdíamos, os pés sofriam muito. Lembro da minha mãe fazendo curativos nos pedaços de dedos pendurados, espinhos na sola grossa e rachada dos meus pés e muitas vezes eu andando sem encaixar o solado por inteiro no chão. O mais engraçado é que naquele tempo, mesmo sendo muito pobre, eu e meus amigos, só não queríamos usar Havaianas e sandálias franciscanas, porque nos encarnariam de paraíbas. Ali, no Mata Moleque, era a capacidade de ser forte e aguentar as brincadeiras violentas e a chacota pública que forjava nosso espírito de sobrevivência. Eu com minhas raízes nordestinas e mineiras, mal sabia o quanto hoje orgulharia-me do paraíba-pernambucano-mineiro-carioca da baixada que há em mim.

Eduardo Prates

Estão aí as sandálias que crescem em tamanho e esperança.





Todo mundo sabe que ser pai é uma bênção, mas que é preciso ter algum dinheiro de parte, já que implica custos elevados com roupas, sapatos, brinquedos e tudo o que uma criança precisa. E, no quesito roupa e sapatos, o problema é ainda maior nos primeiros anos de vida, onde tudo precisa ser trocado com frequência, já que as crianças estão em fase de crescimento e desenvolvimento rápido. Por isso, a organização sem fins lucrativos Because International criou “The Shoe That Grows” (“O Sapato que Cresce”, em português), um calçado que pode ser ajustado para aumentar o tamanho, com o objetivo de ajudar pessoas carentes que não possuem condições de comprar novos sapatos a cada centímetro a mais nos pés.
A ideia surgiu quando o fundador e diretor executivo Kenton Lee estava morando e trabalhando em Nairobi, no Quênia, em 2007. Um dia, enquanto caminhava para a igreja, notou que havia uma menina com sapatos pequenos para seus pés. “Não seria ótimo se houvesse um sapato que fosse possível ajustar e aumentar?”, pensou ele.
Assim começou o trabalho de criação desse sapato inovador, que se ajusta e se expande. O calçado foi desenvolvido pela empresa Proof of Concept Noroeste e vem em dois tamanhos: pequeno ou grande. Por meio de fechos, os sapatos aumentam até 5 tamanhos acima e duram pelo menos 5 anos. Assim, crianças carentes não ficarão mais descalças ou com os pés apertados dentro dos calçados.

http://www.hypeness.com.br/2015/04/homem-cria-sapatos-que-crescem-ate-5-tamanhos/



Orçamento da Cultura da Baixada Fluminense: fomento, produção, difusão e circulação da cultura na BF Levantamento, análise e relatório de in...