Uma revolução está em curso no mundo, ainda, lenta, simbólica e pouco perceptível. No entanto, cresce o coro das vozes que desejam contar suas próprias histórias. Não a história oficial, a história com uma moral social que dá a cada indivíduo o aspecto frio e chapado de uma macrofotografia. Seja na Nigéria, no Brasil, na Irlanda ou nas Ilhas do Pacífico, as pessoas querem contar suas histórias e falar ao mundo como é especial aquilo que se vive, o lugar que se cresce, o amor que se toca, o canto que se canta.
domingo, 27 de outubro de 2013
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Neste momento de indefinição do Segundo Turno compare os candidatos. E decida o que melhor para sua cidade.
COMPARE OS CPF DO CANDIDATO WASHINGTON REIS E ALEXANDRE
CARDOSO NO SITE WWW.EXCELENCIAS.ORG.BR
Meus Amigos, o clima hoje na
cidade de Duque de Caxias é de Guerra. E isto tem um por que, tem um sentido
muito objetivo que se soma ao Orçamento desta Cidade-Estado e que beira os Dois
Bilhões de Reais. Isto mesmo! A luta é acirrada porque há Dois Bilhões em Jogo
e uma população de quase um milhão de Habitantes que vive em um cenário de
dramática contradição: opulência e riqueza orçamentária e os mais baixos índices de
pobreza do país nas áreas de Educação, Saúde,
Transporte, Saneamento e Limpeza Urbana.
Duque de Caxias está na rota dos
principais investimentos do Estado do Rio de Janeiro e dos Mega Eventos que se
divedem em dois aspectos basicos: o primeiro, relacionados aos grandes
investimentos e infra-estrutura logística e de planejamento para as
obras do Porto Maravilha que terá parte de sua rede logística na
cidade de Duque de Caxias, O Arco Metropolitano que cortará a cidade e servirá
tanto como porto seco, como base logística para os terminais de cargas e
descargas ligadas aos portos de Itaguaí Sepetiba, Itaboraí e ao
Polo Gás Químico e Comperj. Em segundo, os eventos ligados a economia criativa
e ao Marketing da Cidade do Rio de Janeiro com a Jornada Mundial da Juventude
2013, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.
Por fim, a cidade de Duque de
Caxias, também deverá ser o fiel da balança para os movimentos realizados pelos
candidatos ao futuro governo do Estado. Segundo maior colégio eleitoral, Duque
de Caxias tem na eleição para Prefeito de 2012 uma previa e um exercício de
forças que lançará luz na disputa de 2014.
Em futuro cenário o PSB, de
Alexandre Cardoso, será o único partido que poderá fazer frente ao PMDB de
Sérgio Cabral. E quem sabe, algum futuro dissidente do PT não venha
compor as linhas de frente do PSB e assim enfrentar o pouco carismático Pezão,
do PMDB.
Enquanto o mundo se volta para o
grande volume de investimentos que a cidade receberá no futuro, a disputa se
acirra e os candidatos Alexandre Cardoso, PSB, e Washington Reis, PMDB, jogam
todas as forças nesta última semana de disputa eleitoral. Assim, o nosso blog
realizou uma pesquisa do histórico dos dois candidatos em sites
oficiais que tinham como informação principal os CPFs dos dois candidatos.
Depois de longa pesquisas em sites do Tribunal de Contas do Estado, Superior
Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, construímos um
quadro sinóptico com as principais informações de cada candidato.
Alexandre Cardos, CPF: 304.563.637-34
As candidaturas são marcadas
por gritantes diferenças: de um lado, Alexandre Cardoso, deputado federal
com os seguintes cargos, conforme o site http://www.excelencias.org.br/@candidato.php?id=249. Cargos
relevantes: Exerceu mandatos de deputado estadual (1989-1991, PFL;
1991-1995, PSB) e de deputado federal (1995-1999/ 1999-2003/ 2003-2007/
2007-2011, PSB). Ocupou os cargos de secretário de Saneamento e Recursos
Hídricos (1999-2000) e de secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
(2007-2010/ 2011-2012). Outros dados: Formado em medicina,
administração hospitalar e direito. Candidatou-se a prefeito de Duque de
Caxias, RJ, em 1996 e em 2004 e a prefeito do Rio de Janeiro, RJ, em 2000 pelo
PSB. Alexandre Cardoso tem promovido uma revolução na inclusão digital e na
formação e qualificação profissional no Estado do Rio de Janeiro. A FAETEC,
subordinada a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, tem se
apresentado como o principal programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com os dados apresentado no site www.excelencias.org.br Alexandre
Cardoso é ficha limpa e não responde a nenhum processo na justiça. Seu CPF:
304.563.637-34 e está em ordem com as exigências de um servidor público.
Washington Reis, CPF: 013.118.467-94
Por outro lado, Ex-Prefeito Washington Reis, deputado
federal e subsecretário de obras do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Cargos
relevantes: Foi vereador (1993-1997) e prefeito (2005-2008) de Duque de
Caxias (RJ), além de deputado estadual (1995-1999, PSC; 1999-2003, PSDB;
2003-2007, PMDB). Ocupou o cargo de subsecretário estadual de Obras
Metropolitanas (2009-2010). Outros dados: É empresário. Em 1996,
foi eleito vice-prefeito de Duque de Caxias na chapa com o prefeito José Camilo
Zito. Candidatou-se a prefeito de Duque de Caxias em 2008 pelo PMDB.
De acordo com os dados apresentado no site www.excelencias.org.br Washington
Reis responde a mais de dez processos na justiça do Estado e Federal, sendo
investigado pelo Ministério Público, Polícia Federal e Superior Tribunal de
Justiça. Seu CPF: 013.118.467-94 e está com várias pendencias a diversos órgãos
de governo em nível Estado e Federal, tal como a publica a baixo:
CONVOCAÇÃO DE WASHINGTON REIS:
SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
DIRETORIA-EXECUTIVA DO FUNDO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDITAL DE NOTIFICAÇÃO No-87, DE 27 DE JUNHO DE 2012
O Diretor do Fundo Nacional de Assistência Social, em
cumprimento da exigência prevista nos parágrafos 3º e 4º, Artigo 26 da Lei nº
9.784, de 29.01.99, convoca o abaixo nomeado a retirar e atender a notificação
referente à pendência na prestação de contas de recursos transferidos pelo
FNAS, que se encontra sob a guarda da Coordenação de Prestação de Contas,
situada no Setor de Administração Federal Sul/SAFS - Qd. 2 - Lote 08 - Bl. H -
Sala T-08, Edifício Sede do FNAS, Brasília/DF. O não atendimento no prazo de 05
dias, contados da data de publicação deste, ensejará a instauração de Tomada de
Contas Especial:
Washington Reis de Oliveira, CPF- 013.118.467-94
(Ex-Prefeito Municipal de Duque de Caxias/RJ), Ofício nº.
1949/CGPC/DEFNAS/SNAS/MDS, Serviço de Proteção Social Básica e Especial -
Processo nº. 71001.128496/2008-89.
PESQUISA COM INFORMAÇÕES DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE
DUQUE DE CAXIAS
|
|||
CANDIDATO
|
CPF
|
Nº PROCESSOS
|
FICHA LIMPA
|
ALEXANDRE CARDOSO
|
304.563.637-34
|
ZERO (0)
|
SIM
|
WASHINGTON REIS
|
013.118.467-94
|
DEZ (10)
|
NÃO
|
ACESSE AOS DEZ PROCESSOS DE WASHINGTON REIS
|
|||
De acordo com informações do Tribunal de Contas do Estado,
do Ministério Público do Estado, do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal
Regional Federal o candidato Washington Reis responde a processos de Crime ao
Meio Ambiente, Formação de Quadrilha, Improbidade Administrativa, Crime
eleitoral, Abuso de Poder Econômico, Conduta Vedada a agente público e
irregularidades na administração da Prefeitura.
|
|||
1
|
STF -
Processo nº 618 - É alvo de ação penal movida pelo Ministério
Público Federal por crimes contra o meio ambiente e o patrimônio genético e
formação de quadrilha.
|
||
2
|
STF -
Inquérito nº 3192 - É alvo de inquérito que apura crimes
eleitorais.
É
alvo de ações civis públicas, inclusive de improbidade administrativa,
movidas pelo Ministério Público:
|
||
3
|
|||
4
|
|||
5
|
TRF-2
Seção Judiciária do Rio de Janeiro - Processo nº 0003813-92.2007.4.02.5110 (Foi
condenado por improbidade administrativa, pois não houve divulgação de
recursos recebidos pela prefeitura de Duque de Caxias. A Justiça determinou a
suspensão dos direitos políticos, a proibição de contratar com o poder
público ou receber benefícios/ incentivos fiscais ou creditícios e o
pagamento de multa).
|
||
6
|
TRE-RJ -
Processo nº 386718.2010.619.0000 - É alvo de ação de
investigação judicial movida pelo Ministério Público Eleitoral por abuso de
poder econômico.
|
||
7
|
TRE-RJ -
Processo nº 772.2011.619.0000 - É alvo de representação
movida pelo MPE por captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de
campanha eleitoral.
|
||
8
|
TRE-RJ -
Processo nº 674343.2010.619.0000 - É alvo de representação
movida pelo MPE por conduta vedada a agente público.
|
||
O
TCE-RJ detectou irregularidades e emitiu pareceres contrários à aprovação das
contas referentes à administração financeira da prefeitura de Duque de
Caxias:
|
|||
9
|
|||
10
|
Atenção: As fontes são de órgãos oficiais.
Acesse:
http://www.prerj.mpf.gov.br/noticias/jornal-extra-zito-e-washington-reis-condenados-por-improbidade/
Eleitor depois de ler as informações acima recomendamos
entrar nos sites oficiais e tirarem suas conclusões em quem votar para prefeito
de Duque de Caxias. Até 28 de Outubro e Grande abraço!
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Como está sendo gasto o Orçamento Municipal de de Duque de Caxias?
Um bilhão e Trezentos milhões de Reais para
ser um dos piores do país.
Duque de Caxias tem um IDEB de 4,2 em
2011
As diversas divulgações com informações
do Ministério da Educação sobre o Índice de Educação Básica (IDEB) sobre o
município de Duque de Caxias traduzem a falta de um projeto de educação para o
município, ineficiência dos projetos pedagógicos e caos que passa a rede. Se,
de um modo geral, os especialista em educação consideram que os investimentos na
área são fundamentais para a transformação da realidade de qualquer sociedade e
a Educação tem papel estratégico no desenvolvimento econômico e social, como
explicar o caso de Duque de Caxias. O segundo maior orçamento em Educação do
Estado e um dos maiores do País teve um dos piores desempenhos do Brasil. Ficando
atrás de municípios do Vale do Jequitinhonha e do Semi-Árido do Piauí, regiões
mais pobres de nossa nação.
Evolução do IDEB - Municípios
Região Metropolitana
|
Orçamento
Educação 2010 Em Milhões de Reais
|
||||||
Municípios
|
2005
|
2007
|
2009
|
2007
|
2009
|
2011
|
|
MIGUEL PEREIRA
|
4.8
|
5.1
|
5.5
|
4.9
|
5.2
|
5.6
|
11.315.427,05
|
RIO DE JANEIRO
|
4.2
|
4.5
|
5.1
|
4.3
|
4.6
|
5.1
|
2.254.501.453,87
|
MESQUITA
|
3.7
|
3.9
|
4.1
|
3.7
|
4.1
|
4.5
|
45.179.969,56
|
QUEIMADOS
|
3.7
|
3.9
|
3.9
|
3.8
|
4.1
|
4.5
|
43.369.865,31
|
SAO JOAO DE MERITI
|
3.7
|
3.6
|
4.0
|
3.8
|
4.1
|
4.5
|
67.927.733,10
|
NOVA IGUACU
|
3.6
|
3.9
|
4.0
|
3.7
|
4.0
|
4.4
|
202.855.280,64
|
BELFORD
ROXO
|
3.5
|
3.6
|
3.7
|
3.5
|
3.9
|
4.3
|
127.213.007,11
|
PARACAMBI
|
3.4
|
4.5
|
4.5
|
3.5
|
3.8
|
4.3
|
17.588.572,63
|
DUQUE
DE CAXIAS
|
3.3
|
3.7
|
3.8
|
3.4
|
3.7
|
4.2
|
380.252.378,74
|
MAGE
|
3.3
|
3.6
|
3.6
|
3.3
|
3.7
|
4.1
|
111.933.645,45
|
JAPERI
|
3.1
|
3.7
|
3.6
|
3.2
|
3.5
|
4.0
|
33.071.167,92
|
NILOPOLIS
|
3.0
|
3.9
|
3.6
|
3.1
|
3.4
|
3.8
|
34.355.360,90
|
O IDEB é um indicador desenvolvido
com o objetivo de combinar informações de desempenho em exames padronizados
(Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino
(4ª e 8ª séries do ensino fundamental) – com informações sobre a aprovação dos
alunos. Desta forma, se constitui em um instrumento indicador que serve para avaliar
a qualidade de ensino das escolas.
Quando analisamos a evolução dos
dados na cidade de Duque de Caxias percebemos que as informações demonstram que
em 2005, a
cidade ficou em 76º lugar entre 88
municípios do Estado do Rio de Janeiro. Já 2007, o município ficou na 73ª
posição entre os 91 avaliados. Em 2009, a cidade com um dos
mais altos volume de transferência de recursos federais e orçamento municipal
ficou em último lugar no IDEB fluminense.
Na educação básica (até 8ª
série), Duque de Caxias ficou em 72º lugar entre os 73 municípios avaliados em
2005, 80° lugar entre os 83 avaliados em 2007 e em último lugar no IDEB de
2009.
No entanto, o volume de recursos
para Educação que a cidade gastou nos últimos cinco anos é maior do que o
Orçamento de alguns Estados da Federação e até mesmo de alguns países da
América Central e África.
Comparativo de Duque de Caxias com
Três dos Municípios mais Populos da Baixada Fluminense
|
||
Análise Orçamentária e
Populacional
|
Como Explicar esta diferença de
desempenho?
|
|
Orçamento Educação
Nova Iguaçu, Belford Roxo e Queimados
|
População dos 3
municípios
|
Gasto per capita Educação Reais
|
R$
373.438.153,06
|
1.403.551,00
|
R$ 266,07
|
Orçamento Educação
Duque de Caxias
|
População Duque de
Caxias
|
|
R$
380.252.378,74
|
855.048,00
|
R$ 444,71
|
Qual o
fantástico e contraditório segredo administrativo que possui o Governo de Duque
de Caxias de possuir um dos maiores orçamento municipais para educação do país
e deixar o município entre as piores posições em relação ao IDEB?
Evolução da Receita Educação Duque
de Caxias
|
|
Ano
|
Milhões de Reais
|
2007
|
273.248.009,40
|
2008
|
343.713.554,70
|
2009
|
349.035.091,91
|
2010
|
380.252.378,74
|
2011
|
413.823.018,00
|
Total em 5 anos
|
R$ 1.346.249.034,75
|
Somado ao Grande volume orçamentário
do Município, a Educação de Duque de Caxias tem recebido um significativos
montante de transferência de recursos para convênios, o que implicaria em ações
com maior controle da União, mas os resultados têm sido a cada ano mais
negativo.
Os desafiados colocados para os municípios
da Região Metropolitana, em especial a Baixada Fluminense, do Rio de Janeiro são
muitos e de diversas ordens. No entanto, em um momento onde o Estado receberá a
Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, temos a oportunidade de mudar o
rumo de uma história marcada por violência, corrupção, pobreza e abandono. A
cidade de Duque de Caxias tem um importante papel na transformação desta
realidade. E por isso que devemos cobrar ao poder público à responsabilidade para
a omissão, a incompetência e apontar os casos de roubalheira. Não somos idiotas
e não queremos ser cidadãos de papel.
Evolução da Receita Educação Duque
de Caxias
|
|
Ano
|
Milhões de Reais
|
2007
|
273.248.009,40
|
2008
|
343.713.554,70
|
2009
|
349.035.091,91
|
2010
|
380.252.378,74
|
2011
|
413.823.018,00
|
Total em 5 anos
|
R$ 1.346.249.034,75
|
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