terça-feira, 29 de novembro de 2022

Orçamento da Cultura da Baixada Fluminense: fomento, produção, difusão e circulação da cultura na BF



Levantamento, análise e relatório de informações orçamentárias da cultura (Despesas por Função e por Secretaria de Cultura) sobre os treze municípios da BF no Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ), Câmaras Municipais, Prefeituras Municipais e Portais da Transparência, Finanças Municipais.

   Este projeto foi desenvolvido por José Eduardo de Souza Prates, através do Edital Cultura Presente nas Redes 2, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

@sececrj#SececRJ #CulturaPresente #CulturaPresentenasRedes2


quinta-feira, 3 de novembro de 2022

No dia Nacional da Cultura, 05/11, o HIP HOP ganha uma Exposição em Duque de Caxias.

 

Artistas do Grafitti da Baixada Fluminense participam da primeira exposição de graffiti em telas.

A Exposição: Da teoria à prática na cultura hip hop é resultado de mais de 30 horas de teoria e prática sobre a cultura urbana e o HIP HOP como expressão cultural, social e política de gerações desde os anos 70. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a história da música, os principais movimentos culturais e artísticos nascidos nos grandes centros urbanos, os principais passos do break, o brado dos Mestres de Cerimônias e as artes virtuais com o graffiti

Depois de anos difíceis para o setor cultural por conta da pandemia, os editais emergenciais lançados nos últimos dois anos deram um respiro aos agentes culturais da Baixada Fluminense e do Grande Rio e o HIP HOP teve vez, voz, dança e graffiti neste cenário de retomada na produção cultural.

A Exposição: Da teoria à prática na cultura hip hop foi idealizada por Lu Brasil, que assumiu a coordenação pedagógica do curso e da sua finalização com a exposição, é marcada por uma grande oportunidade aos artistas da Baixada Fluminense. A artista, Lú Brasil, é mestra em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela UERJ, além de professora da EJA Manguinhos, graffiteira e uma das videomaker do Mof, Meeting of Favela, com obras no Festival de Graffiti no México.

O projeto foi contemplado no edital Retomada 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e contou com a participação de importantes nomes da cultura da Baixada Fluminense. A curadoria é do artista Mano Beiço e a produção é de Clara de Deus, pela Virtù Produções. Os professores envolvidos no processo formativo: Slow da BF, B. Boy Vitin, Zulu Dj Tecnykko, Carlos Bobi, Negra Graffiti, Klebert Black e Mais Alto da BF. Com fotografias de Sassa Souza e cobertura de vídeo de Eduardo Prates, o curso e a exposição contaram com o apoio da Baixada Graffiti.

A Exposição tem início neste sábado, 05/11, no Gomeia Galpão Criativo, e depois segue para a Ocupação Parquinha Verde, em Realengo, no dia 19/11, e depois para o Espaço Cultural Código, em Japeri, dia 26/11.

Início da Exposição: Gomeia Galpão Criativo. Dia 05/11, às 17h;

Rua Dr. Lauro Neiva, 32 – Centro - Duque de Caxias. 

Segundo dia de exposição: Ocupação no Parquinho Verde. Realengo. Dia 19/11, às 15h;

Rua General Raposo, Realengo, Rio de Janeiro, RJ.

Terceiro dia de exposição: Espaço Cultural Código, Japeri. Dia 26/11, às 14h;

Rua Davi, 198-234 - Nova Belém, Japeri.

A exposição contará ainda com uma homenagem ao artista plástico Alex Serafim que faleceu em 2019 e teve parte de suas obras e telas doadas pela irmã, Alda Maria Serafim da Silva, moradora de Manguinhos e aluna de Lu Brasil no EJA Manguinhos - EPSJV/Fiocruz. Alda Serafim, ao doar quadros e telas, afirmou que “as telas ganhariam vida de novo ao serem aproveitadas e reutilizadas pelos artistas do graffiti”.


Projeto Contemplado no edital Retomada Cultural 2, da @sececrj

#sececrj

#retomadacultural2

#graffiti #bxd #baixadagraffiti

#virtuproducoes

#lubrasil

 


 Figura 1 - Lu Brasil

 

Figura 2 - Na foto: Lu brasil, Carlos Bobi, Mano Beiço, Heraldo HB. + Alto da BF, Klebert Black, Clara de Deus



Figura 3 - Último dia de produção com os alunos para a exposição




sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Curso de Graffiti e Cultura HIP HOP para Jovens e Adultos no Gomeia Galpão Criativo

As Oficinas do Curso Exposição: Da teoria à prática na cultura hip hop resultarão em uma exposição das obras dos alunos.

 

A criatividade e a atitude que alimenta as palavras, a rima, o corpo e o graffiti dos jovens marginalizados dos grandes centros urbanos serão ainda mais fortalecidos pelo curso Exposição: Da teoria à prática na cultura HIP HOP.

A agente cultural e artista Lu Brasil é a responsável pelo processo formativo que contará com grandes nomes da cena do Hip Hop brasileiro. “O HIP HOP é filosofia, é a essência de uma cultura construída na luta pela sobrevivência de jovens pretos das favelas, das periferias, das quebradas abandonadas pelo Estado”, afirma Lu Brasil.

O processo criativo e de produção cultural dos grafiteiros, inscritos no curso, seguirá a metodologia desenvolvida por Afrika Bambaataa, fundador da Universal Zulu Nation, e pai da expressão HIP HOP, formada por quatro pilares formativos: Disc Jockey (DJ), o Masters of Ceremony (MCs), B-Boy e B-Girl e o Graffiti. 

Com a participação especial de verdadeiras lendas do Hip Hop, o curso contará com as oficinas de Slow da BF, Vitingbcr, Dj Zulutecnykko, Mais Alto da BF, Negra Graffiti, Carlos Bobi, Klebert Black e curadoria especial de Mano Beiço.

Lu Brasil é mestra em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Uerj, além de professora da EJA Manguinhos, graffiteira e uma das videomaker do Mof, Meeting of Favela, com obra no Festival de Graffiti no México. Para ela, o projeto tem como objetivo garantir a formação de jovens e adultos através de um panorama do HIP HOP e da consciência transformadora na cultura urbana e nos movimentos sociais da periferia.

Nesta segunda edição do projeto, o curso carrega o propósito de trabalhar a autoestima dos alunos mostrando a potência criativa de cada participante com a realização de um trabalho final que fará parte da exposição coletiva com trabalhos inéditos. As obras de arte em graffiti conterão as percepções e vivências dos alunos em relação aos temas abordados durante as oficinas e darão oportunidade aos participantes de darem maior visibilidade às suas produções.

A Baixada Fluminense, território de muitas expressões artísticas e populares, terá no Curso Exposição: Da teoria à prática na cultura HIP HOP um importante movimento de formação de novos artistas do Graffiti e da cena das artes urbanas.

O Curso Da teoria à prática na cultura HIP HOP ocorrerá no Gomeia Galpão Criativo, entre 08 e 29 de outubro, em seis encontros: Sextas-feiras (21 e 28 de outubro), 17h às 20h; e Sábados (08, 15 22 e 29 de outubro), de 14h às 19h.

A Exposição: Da teoria à prática na cultura hip hop foi contemplada e contou com recursos do edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. @sececrj @cultura_rio

 

#RetomadaCulturalRJ #retomadacultural2 #sececrj #bxd #baixadagraffiti #graffiti #art #lubrasilart #virtuprodutora #gomeiagalpaocriativo #virtuprodutora #gomeia

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Belíssima conquista de Lula no primeiro turno

Há uma interpretação da política que o mandato presidencial seja de 8 anos. Tendo a máquina estatal na mão, muitos recursos de publicidade e dinheiro, verbas para deputados estaduais e federais, candidatos a governadores, dificilmente um presidente não consegue a reeleição. Sendo assim, Bolsonaro teve uma derrota, em que pese o grande avanço dos conservadores e as conquistas eleitorais.

 
Foto site Poder 360
 
Lula bateu mais de 6 milhões de votos em Bolsonaro, agora é só administrar a posição, fazer as alianças necessárias, reforçar o marketing digital, acenar de forma mais clara para os evangélicos e os indecisos.
 
Repactuar com a nação em uma frente ampla com operários, empresários, pequenos e grandes do campo, asfalto e favela, mercado financeiro, gente do centro, direta, industriais, comerciantes, trabalhadores uberizados, e incorporar tendências da sociedade ausentes em muitos eventos e palanques na corrida eleitoral, tais como o gospel e o sertanejo.
 
Neste momento, partir para agradecer aos muitos e estratégicos apoios conquistados é importante, a exemplo dos influences, pois colaboraram diretamente na ligação imagética de Lula com a juventude, com as mulheres e com parte da sociedade descrente da política. Importante lembrar que já têm sete anos que o PT não está no poder.
 
A civilidade terá muito trabalho até o resultado final.
 
Todo o nosso esforço é para que o referendo seja ratificado no dia 30 de outubro.
 
 
 

Orçamento da Cultura da Baixada Fluminense: fomento, produção, difusão e circulação da cultura na BF Levantamento, análise e relatório de in...