Banco Provas Passada do professor Eduardo Prates

Exercícios disponibilizados para os alunos 

1)     Poder de Fato e Poder potencial são duas caraterísticas marcantes do poder e do processo de dominação. Diferencie um do outro dando exemplos.

2)  De acordo com a Aula 2 e o capítulo que a compõem, explique quais as características do poder. Dê um exemplo para cada característica.

3) Diferencie justiça e bom governo em Platão e Aristóteles.

4) (UFU-2000) Aristóteles rejeitou a dicotomia estabelecida por Platão entre mundo sensível e mundo inteligível. No entanto, acabou fundindo os dois conceitos em um só. Esse conceito é

A) a forma, aquilo que faz com que algo seja o que é. É o princípio de inteligibilidade das coisas.
B) a matéria, enquanto princípio indeterminado de que o mundo físico é composto, e aquilo de que algo é feito.
C) a substância, enquanto aquilo que é em si mesmo e enquanto é suporte dos atributos.
D) o Ato Puro ou Primeiro Motor Imóvel, causa incausada e causa primeira e necessária de todas as coisas.

      
     5) (UEL-2006) “Quando é, pois, que a alma atinge a verdade? Temos de um lado que, que deseja investigar com a ajuda do corpo qualquer questão que seja, o corpo, é claro, a engana radicalmente.
           - Dizes uma verdade.
- Não é, por conseguinte, no ato de raciocinar, e não de outro modo, que alma apreende, em parte, a realidade de um ser?
- Sim.
[...] – E é este então o pensamento que nos guia durante todo o tempo em que tivemos o corpo, e nossa alma estiver misturada com essa coisa má, jamais possuiremos completamente o objeto dos nossos desejos! Ora, esse objeto é, como dizíamos a verdade.”
(PLATÃO, Fédon. Trad. Jorge Paleikat a João Cruz Costa. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 66-67)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concepção de verdade em Platão, é correto afirmar:

A)  O conhecimento inteligível, compreendido como verdade, está contido nas ideias que a alma possui.
B)  A verdade reside na contemplação sãs sombras, refletidas pela luz exterior e projetadas no mundo sensível.
C)  A verdade consiste na fidelidade, e como Deus é o único verdadeiramente  fiel, então a verdade reside em Deus.
D)  A principal tarefa da filosofia está em aproximar o máximo possível a alma do corpo para, dessa forma, obter verdade
E)   A verdade encontra-se na correspondência entre um enunciado e os fatos que ele aponta no mundo sensível.

6) Explique e Diferencie as ideias de Thomas Hobbes, John Locke e J.J. Rousseau quanto ao Estado de Natureza e o Contrato Social.

7) Em qual princípio se fundamenta o direito de rebelião nos autores contratualistas? Explique porque.

8) Faça uma análise da concepção de Estado forte em Hobbes e o exclusivo direito do uso da força a partir da conflitosa realidade do estado do Rio de Janeiro.

9)“O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. 
Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: ‘Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!’”. (ROUSSEAU, Jean-Jacques.  Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1997. p. 87.) 5

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento político de Rousseau desenvolva uma reflexão sobre a origem da desigualdade entre os homens e a função do Estado Burguês para Rousseau.

10) O Barão de Montesquieu foi um dos principais pensadores do Iluminismo e suas ideias influenciaram as constituições e os modelos de Estado da Atualidade. Duas ideias importantes desenvolvidas por Montesquieu foram: as leis como manifestação das condições cultuais, geográficas, históricas, econômicas e sociais para cada sociedade; e, em segundo lugar, o equilíbrio do poder com a divisão dos três poderes.
Explique o equilíbrio dos três poderes e dê exemplos da realidade brasileira que possam explicitar o controle de um poder sobre o outro.

11) Tanto os pensadores da Antiguidade quanto da Idade Média davam ênfase ao Estado ideal e não ao Estado real. Karl Marx (1818-1883), filósofo materialista e criador do materialismo histórico diz que até aquela época os filósofos idealizaram o mundo, mas que chegara o momento de transformá-lo através da ação.
Como procedeu Marx? Estudou a dialética idealista de Hegel (1770-1831) e a dialética materialista de Feuerbach (1775-1833). Observou a luta de classes na Inglaterra e o processo da Revolução Francesa. As conclusões levaram-no a criar o termo materialismo histórico, ou seja, a matéria é origem de tudo e o modo de produção é que determina a religião, a arte, a forma familiar etc.
Explique o que são Lutas de Classes, Materialismo Histórico, Dialética e Mais Valia.

12) Tal qual foi apresentado em sala e nas apostilas, o conceito de democracia na atualidade difere-se dos gregos da antiguidade. No passado, estava presa a participação política; enquanto, no presente, está preso a representação e, em última instância, a segurança do sistema político e econômico que protege as propriedades dos liberais. O Rio de Janeiro acompanha um dos processos mais marcantes na sua história como cidade. Teremos o Encontro Mundial da Juventude Católica, Copa do Mundo, Olimpíadas e outros Mega Eventos que implicam em investimentos superiores a 700 bilhões de reais. A cidade pouco discute o papel da sociedade, das comunidades carentes e em qual lugar este dinheiro está sendo investido e quem mais está ganhando. 
Com base na sua leitura da apostila, que está no ambiente do aluno, das aulas e dos eventos que estão acontecendo no país, explique o conceito de democracia e liberalismo e responda se a população do Rio de Janeiro tem, democraticamente, participado deste processo de mudança.

13) Recentemente demos um dos maiores exemplos de democracia para todo o mundo. Milhões de brasileiros foram às ruas para escolher os seus candidatos e definir o rumo do seu país. No entanto, o número de pessoas que não votaram e anularam o voto foi significativo, o que expressa um descontentamento da população. A ideia de representação está em jogo: “De um lado, estão aqueles que consideram que as regras da democracia devem servir para seus interesses individuais e que permitam a acumulação irrestrita de capital e, por outro, existem aqueles que consideram que a democracia deve garantir a igualdade de direitos e a justiça social.
Com base na apostila, explique o “comprometimento” da democracia brasileira frente à desigualdade e ao alto índice de corrupção nacional. E, por fim, explique a contradição que existe ao votar em um candidato, o seu voto acabar por eleger outro candidato que você discorda das ideias.

14) Explique o que é a teoria das elites e porque é necessário ocorrer a circulação das elites. Você poderá usar como exemplo as relações políticas do Brasil contemporâneo.

15) A dominação é uma das formas de poder mais caracterizada na história da humanidade. Max Weber explica esta relação a partir da dominação racional-legal, tradicional e carismática. Explique-as e dê um exemplo para cada uma.

16) Diferencie os grupos de pressão dos grupos de interesse e explique qual destes dois grupos tiveram mais participação na constituição de 1988. Por quê?




Comentários

Postagens mais visitadas